Escolha seu país

Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2
Pulldown 2

Como fazemos, nossas pegadas

Do modo como gerimos as fábricas a como escolhemos as matérias-primas e produzimos os nossos revestimentos, tudo faz parte do que fazemos para atingir a nossa missão de criar ambientes melhores.

Usamos a Avaliação de Ciclo de Vida, um método aberto e transparente, para medir o desempenho ambiental completo dos nossos produtos. Seguimos os princípios do design sustentável: aumentar a eficiência, reduzir o uso de matérias-primas virgens e procurar continuamente a solução mais apropriada para o ambiente.

Os nossos revestimentos são produzidos em fábricas eficientes que usam eletricidade 100% renovável e seguimos as diretrizes dos 4 R`s: reduzir, reutilizar, reciclar e renovar. Exemplo: os pequenos pedaços de materiais que sobram das obras são reutilizados para criar novos produtos, o que contribui para uma enorme redução de resíduos.

How it is made

Avaliação do Ciclo de Vida

A Forbo utiliza a Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) como metodologia independente para medir o impacto ambiental da companhia.

Padronizado pelo ISO 14040, a Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) é definida como uma compilação e avaliação dos insumos da produção e dos impactos ambientais de um produto ao longo do seu ciclo de vida, uma abordagem do início ao fim. Medido em relação às categorias específicas de impacto, o LCA centra-se nos esforços de redução - a base para o desenvolvimento ambiental da Forbo e o nosso desempenho como um todo.

A LCA é calculada para cada 1m² de revestimento instalado desde a sua criação até a instalação. Baseamos o nosso cálculo LCA na quantidade total dos produtos que produzimos e também incluímos o consumo de energia de todos os nossos escritórios e depósitos ao redor do mundo.

our footprint

"A nossa meta é minimizar continuamente o impacto ambiental da Forbo, conforme mensurado nas mais rígidas categorias do nosso sistema independente de Avaliação do Ciclo de Vida, em 25% até o final de 2015 (cf2009)".

Declarações Ambientais de Produtos (EPD's)

A Forbo publicou Declarações Ambientais de Produto (EPD – da sigla em inglês Environmental Product Declarations) para cada um de seus revestimentos. Uma EPD é um relatório desenvolvido por uma empresa parceira que resume e apresenta dados ambientais quantificados de um produto, gerados pela completa avaliação do seu ciclo de vida (LCA). No caso da Forbo, elas apontam que nossos revestimentos são qualificados nos principais sistemas de classificação ambiental da construção civil.

Todas as nossas EPD’s podem ser encontradas na “UL Environment Sustainable Products”.

Para saber mais sobre a ERFMI ou para criar a sua própria EPD, acesse o site da ERFMI

EPD

Princípios do Design Verde

Nós aplicamos conscientemente os princípios do design verde em todos os nossos produtos e processos. Para nos mantermos fiéis a nossa promessa de reduzir o impacto ambiental em 25% até 2015, todas as nossas coleções são desenvolvidas e desenhadas para se comprometer com esse objetivo.

Com cada produto novo nossa meta é:

• Aumentar a eficiência no uso de recursos;
• Minimizar danos ou poluição do material escolhido;
• Reduzir ao mínimo qualquer dano de longo prazo causado pelo seu uso;
• Garantir que a sua vida útil seja adequada em termos ambientais.

Reduzir, Renovar, Reutilizar, Reciclar

A chave para o nosso sucesso na implementação de nossas políticas ambientais está na aplicação dos “4 R’s”: Reduzir, Renovar, Reutilizar, Reciclar. Uma série de iniciativas têm sido implementadas em toda a empresa e é nosso compromisso continuar e melhorar a cada dia para atingir as nossas metas ambientais.

Reduzir: energia, aterros, consumo de matérias-primas
Renovar: eletricidade, matérias-primas naturais e sustentáveis
Reutilizar: resíduos de produção em todas as fábricas
Reciclar: programas de retorno de produtos e amostras

4R's

Forbo way to win

Em 2010, lançamos o programa interno de conscientização – “Forbo Way to Win” – para apresentar aos nossos funcionários a nossa política de sustentabilidade e fortalecer o engajamento de todos por meio de uma plataforma em que eles contribuam com os esforços da companhia na redução do consumo de energia, uso de matérias-primas e resíduos de produção. Nós também pedimos a eles que busquem formas de aumentar a reciclagem.

Forbo Way To Win na prática

O programa gerou mais de 1700 ideias e resultou em 600 possíveis projetos, alguns dos quais já foram implementados com sucesso.

• Rebobinagem e reutilização das sobras de fios na produção do carpete Tessera;
• Redução de água necessária para produzir vapor na fabricação do Flotex;
• Uso de diferentes tamanhos de papel pré-cortado para a máquina de camadas;
• Eliminação dos tubos de papelão nos rolos de Flotex.

Documentos

  • Creating Better Environments brochure

    Catálogo Ambiental
    Saiba mais sobre a nossa pegada ambiental.

  • Relatório de Sustentabilidade 2013
    Leia o nosso último relatório de sustentabilidade.

  • Annual report 2012

    Relatório anual de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
    Baixe o nosso relatório “Health, Safety & Environment”.